sexta-feira, 20 de junho de 2008

PSDB! 2O anos!

Essa semana quando estava assistindo Willian Bonner e Fátima Bernardes no JN, me deparei com aquelas propagandas políticas que parecem que vão mudar o mundo, pois no discurso tudo parece muito fácil, simples e acessível...
20 anos de PSDB! Duas décadas tendo que (bem... nem vou escrever o que estou pensando...).
Mas enfim... Estavam lá José Serra e toda a corja, se vangloriando de todos os benefícios que trouxeram ao Brasil!
O de sempre...Pois toda a vez que é feita alguma alusão ao governo FHC, aparece os remédios mais baratos e a melhor campanha contra a AIDS do mundo (alguém por acaso, viu alguma coisa melhorar nesse sentido?).
Confesso que não tive vontade de ficar vendo toda a propaganda! Só sei que no final um ator dizia que o PSDB era o partido que tinha mudado o Brasil... Mudou?Sabe que eu nem reparei!
Concordo com a Juliana Weiss, que publicou uma entrevista no jornal Valor Econômico com o Senhor intelectual Fernando Henrique Cardoso, e mandou que soltassem gargalhadas com algumas pérolas!
Segue a entrevista:
Valor: Se a eleição presidencial fosse hoje, qual seria a bandeira do PSDB?
FHC: Nós fazemos melhor e com menos corrupção.
Valor: Mas isso não foi suficiente para levar em 2006...
FHC: Mas foi quase. Houve muitos erros que PSDB não enfrentou. Acho espantosa o Lula ter ido para o segundo turno. As pessoas esquecem disso.
Valor: Se houve segundo turno por causa do dossiê, a corrupção será bandeira suficiente em 2010?
FHC: O PSDB tem bons candidatos e tem capacidade de discurso...
Valor: Mas se os Estados vão ser a vitrine, o que fazer com a vitrine da Yeda Crusius? O senhor distinguiu o caixa 2 do senador Eduardo Azeredo dizendo que o dinheiro do mensalão foi drenado de estatal enquanto o de Minas era de empresa privada. E o de Yeda, não é de estatal?
FHC: Eu não conheço a administração do Rio Grande do Sul, por isso não quero falar. Foi uma alegação feita por um parlamentar de que teria havido financiamento. Mas não houve nada de mais concreto. ... Isso não tem no PSDB....

O que mais me chamou a atenção foi no trecho onde diz: “Nós fizemos melhor e com menos corrupção”. Fazem melhor? Em 8 anos de mandato você provou o contrário!
E a parte onde afirma que o partido tem capacidade de discurso!Capacidade de discurso? Tem mesmo! Muita capacidade de enrolar!
Mas o JN foi além em comentar a alta na inflação!
Segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego, mostram que o Brasil atingiu, em maio deste ano, a marca recorde de 30 milhões de carteiras assinadas. Nos cinco primeiros meses deste ano a geração de emprego formal no Brasil cresceu 15%, em relação ao mesmo período de 2007.
Mais um recorde conquistado no atual governo e a Globo dando destaque no aumento do preço do tomate.
O sistema de metas do Banco Central, prevê um centro de meta em 4,5%.. Com uma variação de dois pontos para cima e para baixo.. Tudo está normal, se a inflação cair para 2,5% ou subir para 6,5%!
Estão tentando a qualquer custo achar uma crise! Uma crise que nem existe e alarmando todos, como fez também a Folha de São Paulo que colocou em destaque que a inflação afeta 71% dos produtos pesquisados! O que será que pesquisaram? O pepino? A abobrinha? Me poupe...
Quer uma crise?
Que tal a Yeda Crusius?
Alstom e o metrô em São Paulo?
Mas parabéns PSDB pelos seus 20 aninhos!

6 comentários:

Guta Brandt disse...

Às vezes não aguento.
"O de sempre...Pois toda a vez que é feita alguma alusão ao governo FHC, aparece os remédios mais baratos e a melhor campanha contra a AIDS do mundo (alguém por acaso, viu alguma coisa melhorar nesse sentido?)."
E, por acaso, alguém tem coragem de dizer que isso não é fato??

Longe de mim ser partidária deste ou daquele. Quem me conhece sabe que não faço campanha e que não tenho partido pelo simples fato de não concordar com a política partidária que é praticada nesse país. Portanto, apesar de ser extremamente política e de gostar disso mais do que posso gostar de muita coisa, eu limito-me a exercer a minha capacidade crítica e a cumprir a função que me cabe enquanto cidadã. Analiso, penso, repenso. E não levanto bandeiras.

Mas, uma coisa é fato: a saúde foi uma bandeira do PSDB, sim. E foi uma bandeira muito bem empunhada pelo, na época FHC, ministro da saúde José Serra. Digam o que quiserem os petistas, genérico e campanha contra AIDS têm resultado. Assim como os programas sociais do Lula.
Mas, é fato também, que sempre que quando um partido de oposição assume no lugar daquele que é a situação, este primeiro tenta apagar tudo aquilo que foi feito de bom pelo partido anterior. Triste isso. E é por isso que o país é merda que está. Partidos que vendem suas ideologias a preço de banana para o primeiro partido que apoiar suas idéias (seja direita ou esquerda). E, ao invés de melhorar o que já está feito, gestões destroem o que tem de bom e fazem as mesmas coisas. Por isso, estamos sempre no mesmo lugar. No mesmo terceiro. Terceiro mundo.

O que é triste é perceber que a capacidade crítica de alguns remete à cegueira do partido. Bonito ver a estrela brilhar. Mas, não podemos esquecer que esse brilho não é só dela. E não deixemos, por favor, que esse brilho ofusque o nosso olhar.

Carol disse...

Obrigada Guta por ter respondido a minha pergunta.
A minha intenção realmente era que alguém viesse me dizer o que mais o PSDB fez pelo Brasil!
O problema é que eu não me contento só com isso. Isso é realmente muito pouco. Todos os méritos então a José Serra. O grande problema é que eu como cidadã brasileira, não vi resultado algum de combate a AIDS.
E acho que governo nenhum vai ajudar a combater a AIDS, se não houver conscientização das pessoas.
O PSDB pode ter ajudado no avanço da saúde no Brasil, mas o fato é que eu, não vi resultados. Sempre filas e mais filas em postos de saúde, pessoas morrendo esperando para serem atendidas.
Para você ter uma idéia... Eu não estou vendo isso mais. Na minha cidade(Francisco Beltrão), eu cheguei a ligar em um posto de saúde, pois eu precisava escrever uma matéria para o Comunicare, sobre as filas em hospitais, já que aqui em Cuririba, já não existe.
O que eu constatei realmente é que em todas as regiões do Paraná a saúde tão precária, estava sendo valorizada... Fui atrás para pesquisar o que é que havia acontecido?
A resposta foi que as obras do PAC, estavam ajudando a melhorar a qualidade dos hospitais. Na minha região saiu até o Hospital Regional, tudo com verbas do governo federal.
Desculpa se eu não estava contente com o desemprego recorde. Com os juros em alta. Com o FMI mandando e desmandando nesse país. Com os salários congelados e tudo que eu já postei, onde eu explico o motivo que eu não quero mais saber da era FHC.
Sim eu busquei uma bandeira. Digo a todo mundo que a minha ideologia está com o PT... E se o PT é dono da minha ideologia. Sou petista por pura ideologia.
Mas sabe o que eu realmente apóio.
Apóio a união de todas as pessoas, de todos os partidos, de todos os brasiliros para fazerem sua parte!

Guta Brandt disse...

A questão não é contentar-se com tudo. A questão é fechar os olhos para tudo. Eu tenho ideologias (apesar de não ter partido) e, como você, não concordo com tudo no mandato do PSDB.
Não vim aqui defender o PSDB. Eu vim defender o ato de não nos fecharmos em ideologias partidárias. Vim defender a idéia de preservar o que tem de bom e melhorar o que está ruim.
Vim, sim, criticar. Mas, vim criticar porque li coisas simplesmente banais, porque li críticas que me fazem ter vergonha de estudar jornalismo com pessoas que, cegas por frases feitas, repetem o mesmo discurso idiota de quem nada mais tem a dizer.
Se o mandato anterior fosse do partido das putas unidas e você criticasse as coisas boas dessa gestão, eu também viria aqui me pronunciar. Não estou aqui pela ideologia tucana, pelo partido ou por qualquer outro motivo mais idiota. Estou aqui em prol da análise crítica. Mas da análise séria, comprometida com a verdade. De fato, muitos foram os erros na gestão passada. Mas, não podemos negar os acertos. Por mais que para muitos não pareçam muitos.
E, se você acha que a política do pão e circo que, muitas (eu disse muitas e não todas) vezes o Lula faz, bom pra você. Defenda isso. Mas defenda com comprometimento que, antes de petista, uma jornalista deve ter.

E, antes de qualquer coisa, seria bom estudar um pouco mais de história. Para perceber, então, que PSDB e PT têm muito mais a ver em suas ideologias do que podemos imaginar. E notar, também, que Lula e FHC nem sempre tiveram esse ódio mútuo que os separa. Analise, pense e veja que, em política, não podemos ser tão radicais. Principalmente quando tratamos de política pluripartidarista e, mais ainda, de uma política que não se volta para as idelogias mas, sim, para as pessoas que a fazem. Ler é bom, estudar mais ainda. E a história é a base para o jornalismo de agora. Só entendemos a política de agora se entendermos os movimentos passados. E, quando entender o que eu falo neste final, entenderá tudo o que eu disse lá em cima sobre não defender tanto as ideologias e não se fechar em conceitos pré-definidos.

Carol disse...

Tudo bem... Eu te entendo e em partes você tem razão!

;D

Will disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Carol disse...
Este comentário foi removido pelo autor.