sábado, 4 de abril de 2009

A favor do diploma de Jornalismo


Desde pequena, quando tive a ideia de ser uma jornalista, ouvia muitas pessoas me indagando se eu tinha a pretensão de substituir a Fátima Bernardes no Jornal Nacional. Respondia sempre prontamente que sim.
O tempo passou e na verdade, nunca quis isso para mim, comecei o meu curso de Jornalismo e tenho guardado comigo, depois de pouco mais de dois anos uma bagagem cultural e intelectual muito grande.
Hoje, no entanto, tenho que discordar das pessoas que falam que não é importante o diploma, pois qualquer um pode muito bem, sentar e escrever. Podem ter razão até certo ponto, mas o que me preocupa é esta visão tão limitada que as pessoas têm a respeito dessa profissão. Ser jornalista vai muito além de sentar e falar mal dos outros, somos antes de tudo comunicadores e formadores de opinião.
Só em uma faculdade de Jornalismo, você aprende a teoria de como prender seu leitor, formas embasadas com muito estudo, de como contar a notícia da forma mais limpa e direta, sempre prezando pela informação. Teorias de comunicadores, o entendimento da mídia, da opinião pública, segmentos que vão muito além do puro “escrever o que quiser”.
Mas como muitos ainda pensam o Jornalismo também não é apenas sentar e apresentar um jornal, ou aparecer em frente a uma câmera. Somos treinados para interpretar as notícias, saber como funcionam todas as técnicas dentro de uma televisão, que vai desde a edição de vídeos, a roupa e o modo que temos que se portar diante de uma entrevista. Temos curso de cinema, aprendemos a trabalhar com o audiovisual, sem falar de rádio onde há muito treinamento para com a voz, onde passamos toda a credibilidade da notícia. Há também aulas de fotografia, onde aprendemos a conseguir imagens que jornalisticamente não precisam de texto ao contar a notícia, aulas de diagramação e o contato direto com um jornal diário, onde somos induzidos a pautar fatos e contar sempre as melhores reportagens. Assim como projetos que envolvem o Jornalismo político, cultural e até mesmo o cidadão e estudos de comunicação interna e externa dentro de empresas.
Poderia ficar aqui por horas enumerando tudo o que envolve o curso, e acho muito pobre esse conceito que jornalista é para aparecer na televisão ou somente escrever o que quiser. Sinto que as pessoas não conhecem tudo o que envolve. Defender o jornalista sem diploma é defender um médico que não faz curso de medicina, pois quer ser somente pediatra e estuda só o que envolve a pediatria, fugindo de todo o curso.

2 comentários:

Nathália disse...

Oieee Carol!!!
muito lindo o seu blog, maravilhoso!
gostei da reportagem sobre o profissional de jornalismo, pois muitas pessoas pensam ao contrario do que é!
show de bola!
bjOos!

Jair disse...

É isso aeeee.
Falou tudo.
:)