quarta-feira, 22 de abril de 2009

Mulheres


Ao longo dos séculos, a mulher foi totalmente submissa ao homem, não tinha o direito ao voto e sua vida limitava-se a cuidar da casa, do fogão e ser uma boa parideira. Ela não tinha voz alguma dentro de seu lar para não poder em momento algum contestar seu marido.
Hoje sabemos que ela exerce um papel fundamental em nossa sociedade.É livre de alguns tabus e está ingressando na vida pública e principalmente no mercado de trabalho.Com as mulheres engajadas, muitas conquistas vieram e aos poucos a classe feminina foi conquistando mais espaço, provando competência e força de trabalho. A cada geração as mulheres ficam mais independente. Mais do que uma luta pessoal,elas também estão representadas junto às causas sociais, emitindo opiniões e reivindicando mudanças.
Ao ler artigos e revistas sobre o assunto, acabei encontrando um grupo feminino chamado de Soroptimista, cujo objetivo é melhorar sempre a vida das mulheres, e é isso que o grupo procura fazer desde a sua fundação em 1921. A Soroptimista, composta por mulheres profissionais e de negócios acolhe e dá suporte a mulheres que enfrentam a pobreza e a discriminação. No entanto, apesar de todo o avanço que já foi mencionado acima, ainda vivemos uma realidade que precisa urgentemente ser revertida.
Em todos os países do mundo, foi constatado que as mulheres, sofrem os maiores obstáculos por causa de seu gênero. As principais constatações foram que uma entre três mulheres são agredidas, ou maltratadas de alguma maneira. Cresce o número de infectadas com o HIV e traficantes do sexo feminino entre as fronteiras internacionais.
60% dos trabalhadores pobres são mulheres e dois terços dois 800 milhões de analfabetos também. Somente 15% dos cargos de câmeras legislativas e 6% do poder executivo são destinados para as mulheres.
É necessário que nós tenhamos cada vez mais consciência do nosso papel,que saibamos que as conquistas ao longo dos anos, foi merecimento de nossa capacidade. Que possamos lutar por mais conquistas e que em nenhum momento deixemos de lado o que nós mulheres temos e muito. A beleza, a ternura, o poder feminino e o dom de sermos mãe.

Nenhum comentário: