domingo, 16 de agosto de 2009

A fé move montanhas?


O Ministério Público de São Paulo vai pedir a cooperação internacional para investigar os crimes de lavagem de dinheiro e formação de quadrilha, praticados pelo bispo Edir Macedo e outros líderes da Igreja Universal do Reino de Deus. Levantamento feito pelo Ministério Público e pela Polícia Cívil mostra que a igreja movimenta cerca de 1,4 bilhão por ano no Brasil, dinheiro pago através de dízimos de seus milhares de fiéis espalhados por 4,5 mil templos instalados em mais de mil cidades. Acredita-se que o volume em dinheiro movimentado entre 2001 e 2008, chega a quantia de R$ 8 bilhões.
Todos os dias em algum lugar do Brasil é aberta uma nova igreja, seguindo a mesma linha da Universal. Segundo o ISER (Instituto Superior dos Estudos da Religião), só no Rio de Janeiro surgem cinco novas igrejas por semana. Elas começam pequenas, com um amontoado de bancos, alguns fiéis e seu comandante que se denomina "pastor" que pega a biblía e começa a tomada de mais um grande empreendimento. São seguidas por pessoas simples, humildes, com renda familiar de até três salários mínimos e estima-se que tenham estudado até a sexta série. São presas fáceis e acreditam no principal discurso da igreja, que se doarem muito dinheiro, ganharão muito mais e ainda serão abençoadas por Deus.
Essas pessoas ainda não se deram conta que a fé não é um produto de venda. Ela não é comércio! Como elas podem achar que com tantas pessoas na miséria, elas serão abençoadas dando dinheiro a igreja? Que empreendimento é esse que pega as pessoas mais frágeis, para manipular?
Muitas vezes a ousadia é tanta que elas chegam a abusar da criatividade dos nomes. Eis alguns: Igreja Serpente de Moisés que Engoliu as Outras, Cuspe de Cristo, Bola de Neve, Jesus Vem e Você Fica, Cobrinha de Moisés, Papagaio Santo que Ora a Biblía, Fiel até Debaixo D'água, Pronto Socorro das Almas, Vencedores Salvos da Macumba, Linha Direta com o Paraíso, entre outras bizarrices. Com nomes assim, fica cada vez mais difícil não acreditar que seus seguidores, tenham sido vítimas de alguma espécie de "lavagem cerebral".
Segundo alguns depoimentos de quem seguia a igreja do bispo Edir Macedo, eram feitas campanhas loucas que exaltavam o capitalismo. Uma delas consistia em dar 10 e receber 1000 de volta. Há relatos de pessoas que deram tudo o que juntaram durante a vida inteira. Também havia o recolhimento de jóias como sinal de desprendimento. Será que o bispo fazia semelhante prática com suas milionárias mansões?
A desenfreada ganância continua fazendo vítimas. Nem o nome Daquele que pregou o bem e a paz a humanidade é respeitado. A fé move montanhas- Quem nunca ouviu esse discurso biblíco proferido em qualquer religião? No Brasil não move apenas montanhas. Move pessoas que na ânsia de ficarem ricas, dão tudo o que tem. Movem líderes religiosos a roubar e mentir. A fé move milhões em dinheiro. Move templos a não praticar a caridade e enganar os mais humildes, que precisam tanto de ajuda.

Obs: Queria observar que esta postagem tem o único interesse de atingir a Igreja Universal e seus segmentos, não outras religiões. Conheço espirítas, evangélicos e respeito todos!

3 comentários:

Will disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Will disse...

A CAROLINE ESTÁ APRENDENDO A ESCREVER...ESSE FOI BOM

Carol disse...

Seu sem graça, eu sempre soube escrever!