terça-feira, 16 de novembro de 2010

Ordem e Progresso?


O Exame Nacional do Ensino Médio realizado em todo país e que deveria servir para ajudar os alunos a entrar na faculdade, está sendo a maior dor de cabeça para eles. Alunos que estão em uma fase decisiva em suas vidas, perderam o sono desde que as impressões das provas estavam erradas. Diversas manifestações estão ocorrendo em todo país, de alunos que querem acima de tudo, ter o sonho de entrar para o ensino superior respeitado.
Essa prova foi a grande responsável por um salto de alunos oriundos de escolas públicas terem sua chance de entrar nas faculdades federais, além de testar o conhecimento longe das “decorebas” de cursinho, mas com o vazamento das provas e agora o erro deste ano, estão fazendo com que o Enem perca a sua credibilidade. Essa questão me faz refletir o que significa mesmo a frase “Ordem e Progresso” ?

Xenofobia

Em um país como o Brasil, tão vasto e tão grande em miscigenação e cultura, deveria se orgulhar de seu povo e de suas riquezas naturais, mas parece que uma parcela da população não entende desse orgulho, e ao final do segundo turno das eleições presidenciais lançaram uma campanha de ódio no twitter contra os nordestinos, dando-lhes a responsabilidade pela eleição da Dilma.
Quem mais impulsionou a campanha foi a própria imprensa, que fez questão de frisar a todo o tempo que a vantagem da candidata se estenderia ao chegar aos estados do Norte e Nordeste, exibindo muitas vezes um mapa em vermelho e azul, dividindo o nosso país e colocando Minas Gerais e Rio de Janeiro no Nordeste e São Paulo no Sul.
Um país que mostrou repulsa contra o aborto seria muita pretensão ser a favor de ataques contra um povo que vive dentro da mesma nação, que ajudou a construir nossa história. Também acho muito preconceito o fato de ricos votarem em quem defende rico, fazendeiro em quem defende fazendeiro. E qual o grande motivo que há em nordestino não poder votar em quem ajuda eles?

Deus não é cabo eleitoral

Um dos grandes desastres dessas campanhas, que me fez por muitas vezes ter vergonha de ser brasileira, foi o baixo nível usado. Até Deus entrou na briga, e os candidatos buscaram mostrar quem era o mais santo, o mais crente, o mais religioso. Espero que as eleições presidenciais 2010 sirvam de lição para aprendermos que Deus não é cabo eleitoral.

A primeira Mulher

“Agora você pode”. Foi assim que Dilma já eleita mandou um recado para milhões de mulheres nesse país. Dilma representa uma ruptura total contra o preconceito feminino e abre uma nova era em nossa história. E será que ela seguirá no rumo certo? Isso só o tempo dirá!

Um comentário:

Leonel Lopes disse...

É verdade, depois de ver o Serra dando uma de anjinho e a Dilma indo a Aparecida comungar, aí vi que o mundo tá perdido.
Quanto ao Enem, normal acontecerem falhas. O grande problema é que como tudo nesse governo do PT é que ninguém assume as falhas, sempre empurram a culpa para os mais fraquinhos.