quarta-feira, 18 de maio de 2011

A Educação


Acompanhando o JN no Ar, apresentado todas as noites no Jornal Nacional, estamos vendo pela poltrona de nossas casas a realidade de um país onde a educação encontra abismos tão grandes, que em apenas uma cidade a rede pública de ensino se depara com o melhor rendimento e infraestrutura, e outra escola, sem o menor rendimento, onde até as salas de aula parecem acompanhar o péssimo desempenho, de tão mal cuidadas. Há muitas escolas sem reforma, de anos sem investimento, os computadores chegam, mas são largados de lado, sem nenhuma utilidade. Laboratórios e bibliotecas sem utilização, tudo na maior improvisação. Mas alguns governos estão lá presentes, dando uniformes e materiais didáticos e fazendo o maior alarde e propaganda. Há quem eu culpo? Posso fazer até uma lista enorme, e sei que o desafio é imenso, mas não impossível. O principal é que está faltando vida nas escolas, e maior participação dos pais desses alunos. Já tive a oportunidade de visitar algumas escolas públicas, e observei que as aulas demoram muito tempo para começar, pois o professor além de passar a matéria, tem que treinar a sua capacidade de paciência e pedir o mínimo de silêncio. Onde alguns alunos matam aula para fumar e passear. E eu pergunto: Onde estão os pais, que não deram educação ? Onde está a consciência de que estudar abre portas para o futuro?

Universidades

No Brasil, no último governo, foram criadas 14 novas Universidades Federais. Uma preocupação enorme para que todos os estudantes entrem no ensino superior e tenham a oportunidade de ter a sua profissão. A ideia de colocar todos na universidade é até plausível se não fosse apenas um contraponto. Hoje há muitos meios que facilitam a entrada na faculdade, o Sistema de Cotas e até as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) , mas foi esquecido que a grande dificuldade do Brasil de hoje, é muitas vezes o ensino básico. Desse modo, não adianta dar a oportunidade se o aluno não estiver preparado,sem ter as soluções nas deficiências do ensino fundamental e médio. Toda a vida escolar e acadêmica deve ter qualidade, e deve ser acompanhada na mesma igualdade e preocupação.

Professores

Quem nunca ouviu a frase de que tudo passa pelo professor?Todas as grandes profissões existem os professores que passam o seu conhecimento em uma sala de aula. Mas o professor não é valorizado. Talvez ganhe alguma homenagem do dia 15 de outubro, e só. Os professores desse país, em sua grande maioria, funcionários de escolas públicas e municipais, passam grande parte do seu tempo brigando com governos e exigindo melhores salários. Professor hoje em dia, é sinônimo de alguém que ganha muito pouco. Muitas vezes, até dribla todos os problemas que tem que enfrentar cotidianamente e dá aula como se fizesse mágica, por amor a própria profissão. Se a peça fundamental que é o professor não tem seu valor, como queremos exigir ensino de qualidade?

Bullying

Uma das grandes discussões dentro das escolas é a prática do bullying. Bullying no dicionário é um termo que vem do inglês, e que tem o significado de alguém que é “valentão”, usado para descrever atos de violência física ou psicológica para intimidar, ofender ou agredir outro indivíduo. Eu a grosso modo, chamaria apenas de falta de educação. Por que no tempo da minha vó, não existia isso? Sabe por quê? Por que antigamente o ensino era mais rígido, tanto na escola, quanto nas próprias famílias. Os valores como a educação, e o respeito, eram levados a ferro e fogo. Hoje, isso já não existe. O respeito que deveria vir de casa, não vem. E a televisão ainda ajuda a disseminar que o importante mesmo é ser magro e fazer sucesso, ajudando a quebrar com qualquer valor que ainda possa existir, sobrando à discriminação para quem não está dentro dos padrões impostos. Por esse motivo, posso repetir: o respeito e a educação começam dentro de casa.

13 comentários:

Nilson Torres disse...

Comentarás algo do Palocci ou de petista não falarás?

Carol disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Que bonito teu patrão defendendo o Paloci ontém no pinga fogo do Jornal da Globo né? Que você nos fala a respeito disso?

Carol disse...

Que bonito, primeiro se identifique!

Anônimo disse...

É necessário que o leitor se identifique para que você seja capaz de se pronunciar sobre um tema solicitado? Por que? Não está pensando em ler o perfil do sujeito e criar arguntos pessoais contra ele né?

Carol disse...

Eu não vou perder meu precioso tempo com você!

Carol disse...

C-O-V-A-R-D-E

Anônimo disse...

Eu nunca quis provocar esse tipo de briga. O que acontece é que como avessa ao conformismo, tá faltando opinião e dar a cara a tapa. Provoquei pra ver o que teu conformismo diz sobre o que acontece hoje. Foi inocência minha achar que você iria falar algo do partido do teu patrão. Prometo nunca mais fazer comentários nesse blog. Desculpe.

Nilson Torres disse...

Não gosto da Marina Silva, mas não pude deixar de achar graça no teu comentário no twitter. O que quase custou caro ao Brasil a saída dela do PT? O Palocci e o Alfredo Nascimento estão baratinhos na tua conta? Soma-se outros, mas vamos deixar os mais frescos na memória.

Carol disse...

O que quase custou caro ao Brasil foi a ida pro segundo turno, e a possibilidade em aberto de entregar o país ao PSDB novamente.

Carol disse...

Tem certeza que você se identifica com o seu nome verdadeiro?

Nilson Torres disse...

Claro que esse é meu nome. O fato é que estamos num mato sem cachorro. De um lado a corja DEM/PSDB do outro os ladrões pilantras do PT e seus comparsas do PMDB. Não concorda?

Nilson Torres disse...

Mas isso nunca vai mudar. A política brasileira é o jogo da sujeira. Nunca vai mudar.