quarta-feira, 28 de maio de 2008

Nem Veja! Nem leia!

Essa semana, fui ao médico e como sempre, fiquei horas sentada na sala de espera. Em meio a minha perturbação de ficar tanto tempo sem fazer nada, comecei a procurar uma revista, para que assim eu pudesse ter o prazer de saborear mais conhecimento e informação.
Bem... Mas o que encontrei foram várias revistas falando de moda e beleza. Desculpe-me a sinceridade! Sem utilidade nenhuma e para gente fresca! Quando voltei a me sentar, vi de longe uma revista com um ar de velha, logo que a peguei vi que se tratava da Veja!
Pensei comigo...O que me custa lê-la, já que nunca faço isso? Abri logo na seção de cartas e vi que estavam tratando de eleições! A revista era de setembro de 2006. Comecei lendo uma carta de um indivíduo de São Paulo, que dizia que concordava e aplaudia Diogo Mainardi, quando ele falava que a solução de não eleger Lula era fazer com que os pobres, burros e ignorantes do Nordeste, fossem pessoas mais cultas.
Tratei de procurar logo a coluna do Senhor Mainardi e peguei as outras revistas que também eram da Veja do mesmo período, para ler o que mais ele comentava! Céus... Eu juro que custei em acreditar no que lia. Um cara se dizendo jornalista e colunista da Veja, falando tamanhos absurdos e tantas besteiras. Confesso que tremi na hora. Que horror... Principalmente quando disse que Lula mesmo com curso de inglês, doutorado, curso de etiqueta, sempre continuaria sendo um burro e nordestino.
Até agora, eu não consigo imaginar o que sente um nordestino lendo isso...O pior de tudo, é que comecei a ler a revista inteira, todos os colunistas, a seção de cartas... Depois de ler, joguei as revistas com força na mesa e falei que se tratava de lixo... Todo mundo no consultório ficou me olhando com cara de espanto. Antes de falar com o médico, ainda fui ao banheiro lavar bem as mãos, para ver se desinfetava.
Está achando exagero? Eu não. E concordo plenamente com Luis Nassif quando ele comenta que a revista Veja é o maior fenômeno de antijornalismo dos últimos tempos. Ataques desqualificados. Pura manipulação. Um esgoto jornalístico.
No livro, "Do Golpe ao Planalto Vida de Repórter" de Ricardo Kotscho, ele conta bem de um caso que ocorreu nas eleições de 1994. Estava com a comitiva do Lula, em uma cidade do Nordeste fazendo campanha, e acabou sendo surpreendido por uma escola que resolveu homenagear o então candidato a presidente com uma festinha com direito a comida e tudo. Na mesma semana o que estampava a capa da Veja, era a denúncia que o Lula estava usando o lanche que serviria as crianças da escola, para fazer uma festa.
Realmente... Um esgoto jornalístico! Uma revista que se preza a esconder a verdade para cobrir o seu próprio interesse.
Mas a minha curiosidade foi tanta que comecei a vasculhar diversos artigos do tal colunista da Veja. Descobri que ele tem vários processos contra ele, e também entra cada pouco em batalhas judiciais com o Paulo Henrique Amorim.
Não é pra pouco. Ele ousou comentar a popularidade do presidente dizendo se tratar de pessoas que eram cúmplices dos crimes da presidência.
Estou até achando que ele ama muito o presidente. Se não ama deve amar muito. Porque se não fosse o Lula, de quem ele ia falar mal? Onde ele iria destilar todo o seu veneno? O Lula e o governo que estão sustentando o empreguinho dele. Pois pra mim, ele não passa de um esnobe, um jornalistazinho da mais baixa categoria que não sabe e não tem capacidade de escrever outros assuntos, mais de acordo com o Jornalismo.
Mas ontem mesmo, ele bem que tentou... Grande assunto. A música tem letras satânicas! Não me faça chorar de rir... Parabéns Mainardi! Continue assim... Pois desse jeito. Eu tenho alguém para falar mal.

Nenhum comentário: