sexta-feira, 2 de maio de 2008

O caráter

"As circunstâncias entre as quais você vive determinam sua reputação. A verdade em que você acredita determina seu caráter. A reputação é o que acham que você é. O caráter é o que você realmente é... A reputação é o que você tem quando chega a uma comunidade nova. O caráter é o que você tem quando vai embora... A reputação é feita em um momento. O caráter é construído em uma vida inteira... A reputação torna você rico ou pobre. O caráter torna você feliz ou infeliz... A reputação é o que os homens dizem de você junto à sua sepultura. O caráter é o que os anjos dizem de você diante de Deus".
Esse texto é do Arnaldo Jabor(não tenho lá grandes amores por ele, por questões ideológicas), mas o fato é que me chamou muita a atenção, principalmente por ter nascido e vivido grande parte da minha vida em cidades pequenas, e sei muito o que tudo isso quer dizer.
Apenas uma palavra... Uma conversa ao pé do ouvido! Pode determinar o futuro de uma outra pessoa. Pode acabar de vez com a vida dela. Ou pode mudar o seu destino completamente!
Sábia é a Bíblia na citação onde diz que a língua é o chicote da alma. É com ela que nos expressamos. É através de uma simples e pífia conversa, que transmitimos para todos nossas convicções. O que temos como verdade. Nossos valores e nosso caráter. E é através dela também, que determinamos se gostamos de tal pessoa. Se possuímos alguma afinidade com ela. Se é inteligente ou não passa de uma pessoa desinteressante.
A reputação é construída passo a passo. Alguns usam máscaras. Norteiam a sua verdadeira personalidade. Para a sociedade se apresentam de um jeito, ao virarem as costas, mostram-se de outra forma.
A reputação nada mais é do que a aparência que você consegue transmitir.
O caráter é o que você é por dentro. Tudo o que você conquistou durante a sua vida inteira. Sua moral e sua dignidade!
Reputação é um rótulo. Uma maquiagem que você usa para enganar a si e aos outros.
Já fui indagada uma vez sobre dinheiro e poder. O que eu faria se pudesse ganhar muito dinheiro, fazendo pouca coisa! Como por exemplo, os políticos que são comprados muitas vezes para apoiarem projetos. Trabalham pouco e ganham muito.
Confesso que me imaginei saindo do Congresso Nacional, com um carro importado, vidros pretos, cheia de cartões e dinheiro para poder viajar a hora que me desse vontade e gastar o quanto eu conseguisse(lógico que não são todos os políticos que fazem isso).
Mas na mesma hora eu pensei o quanto eu seria uma pessoa infeliz. O quanto me custaria sair da minha casa e não poder andar de cabeça erguida.
Lógico que eu não quero poder nem dinheiro. Não quero pisar em cima de ninguém jamais.
Quero andar e poder dizer a todos, que tudo o que eu consegui foi com esforço e honestidade.
Falar disso me revolta. Me revolta por que muitas pessoas não sabem o que realmente vale a pena.
Para mim dignidade, honestidade e caráter valem mais do que qualquer fortuna no mundo.
Só quero ter pro resto da minha vida... Uma certeza.
A de que os anjos do céu... Falam muito bem de mim!

4 comentários:

Will disse...

Parabens!!

Unknown disse...

Parabéns Carol, escrever sobre esses assuntos quase ninguém faz e divulga.
Você teve a coragem e a iniciativa de escrever sobre esse assunto importante.
É isso aí, divulgue para todos os jornais.
Aposto que sai na 2ª página.
Beijos
Papai!

JLM disse...

É um bom texto, pena que seja mais um dos falsamente atribuídos ao Jabor. O texto não é dele, e sim de William Hersey Davis.

1 abraço.

Carol disse...

Deve ser sim, pois esses dias li um texto dele que falava sobre o amor... Mas mexendo na internet descobri que era de outro autor.
Ainda bem que eu nem gosto do Jabor!
Seu JLM, nem sei quem é você mas...
Volte Sempre!