sábado, 24 de maio de 2008

"Sem música a vida seria um erro!"

Composições, melodias, interpretações, emoção, saudade, alegria, amor... Não sei bem qual dessas palavras se encaixaria mais na minha tentativa de definir a música. Talvez se nós estudássemos ao fundo esse conjunto de palavras, poderíamos ter alguma noção do quanto ela é importante e faz parte de nossa vida a todo o momento.
“Sem música a vida seria um erro!” Essa frase genial é do filósofo alemão Friedrich Nietzsche , e ele pelo menos chegou perto ao definir a grandeza desse espetáculo sonoro que embala mentes e corações.
Em uma única letra, o autor consegue transmitir a sua idéia de mundo, sua vida, seus desamores... Como se fosse um canto de guerra, um desafabo ou palavras lindas que nos levam a refletir.
A vida é um erro sem música! Essa frase ecoa na minha mente e me faz pensar o que seria de mim, sem as minhas canções. Sem levantar já de manhã com os fones no ouvido. Devo confessar que sou movida à música.
Música é paixão, é alto astral! E não adianta vir me pedir que estilo eu prefiro. Pois eu respondo de imediato que gosto de música e pronto. Acabo achando que é pobreza gostar de apenas um.
Elis Regina, Legião e o rei Roberto Carlos... Já fizeram seu nome na história. Roberto Carlos é rei e pronto! Ele conseguiu unir à canção a poesia, essa mistura fez dele um fenômeno.
Segundo pesquisa feita na Super Interessante as músicas que mais fizeram sucesso foram as que falam de amor. Essas mexem sim com a emoção de todos e o público acaba se identificando com elas.
São tantas letras, cada qual nos ensinando. Presenteando-nos com o mais rico som.
Não posso deixar de lado que ela também é orgulho, lembranças e também é usada para protestos.
Qual música gosto mais? Eu nunca soube responder essa pergunta. É muito difícil saber, posso citar pelo menos 100 de MPB (sem restrição nenhuma), umas 50 de clássicos sertanejos (minha paixão por sertanejo está no sangue) e muitas outras. Acabei aprendendo a gostar de pagode.Desde criança eu tenho uma queda por música gaúcha e tantas outras!
A música internacional não deixa nem um pouco a desejar... Tem Beatles, John Lenonn , Elvis Presley. Nomes consagrados que conquistaram o mundo.
John Lennon pediu paz na sua letra intitulada “Imagine”. Levou para fora da Inglaterra o sonho de não haver guerras, nem fome para outros continentes... E isso é que eu admiro cada vez mais na música. Assim como fez o nosso brasileiro Renato Russo que pediu para que nós amássemos as pessoas como se não houvesse o amanhã!
A minha vida tem trilha sonora, cada lugar que passo, lembro de uma! São histórias, saudades...
Poderia ficar a noite inteira aqui enumerando vários motivos para a minha verdadeira paixão pelas canções. Mas fica a minha certeza de que a vida não é um erro. A vida tem música!

Nenhum comentário: