quinta-feira, 16 de julho de 2009

Eu também quero o meu castelo!


O deputado Edmar Moreira, foi acusado de possuir um castelo avaliado em R$ 25 milhões e não declarou ao Imposto de Renda, ao que tudo indica o deputado fazia sonegação fiscal, além de usar indevidamente as verbas que recebia da Câmara. Em ambos os casos, ele passou ileso sem nenhuma punição e agora pode desfrutar de sete mil metros quadrados de área construída, oito torres, 36 suítes, 18 salas, piscina com cascata, fontes, espelhos d’água e 275 janelas.
O castelo fica localizado em São João do Napunemo(MG) e serve de casa de campo para passar os finais de semana, além de tudo, receber convidados ilustres como Itamar Franco. Só esqueceram de avisar ao nobre Edmar Moreira, que julgando pela opulência da obra é muito difícil acreditar que ela se encontra em território brasileiro, e que ele está muito aquém de uma dura realidade.
No Brasil o sexto Artigo da Constituição garante moradia digna a todo brasileiro com saneamento básico, coleta de lixo e abastecimento de água. Só no Brasil são 2.360 milhões de domicílios em favelas. Cerca de 70% dessas favelas se concentram nas 32 maiores cidades do país. O empobrecimento empurra cada vez mais pessoas a morarem em favelas, sem a dignidade garantida pela Constituição.
Só na cidade de São Paulo, os favelados eram 1% da população em 1973, hoje um estudo feito pela prefeitura, identifica 2.018 favelas, com 378.863 domicílios para 1.16 milhões de pessoas. A maior parcela de necessidade habitacional concentra-se nos Estados do Nordeste (38%) onde o IBGE também aponta problemas graves de esgoto e água encanada.
A má situação de moradia no Brasil, impressionou até o relator especial das Nações Unidas, que esteve no país no ano passado e classificou as favelas de Recife e Fortaleza como as piores do mundo. Situações como vilas rurais, quilombos e até tribos indígenas também foram analisadas em todo o país e classificadas como muito perturbadora.
O relatório reconheceu a boa vontade do governo brasileiro, em acabar com essa situação. Casos como o Edmar Moreira, não devem passar esquecidos. Fica cada vez mais claro que não vivemos em um país justo. Sua grandiosa obra foi construída com dinheiro de nossos impostos, e que se ele tem o direito a ter um castelo, todos nós brasileiros temos esse mesmo direito.

Nenhum comentário: