terça-feira, 22 de abril de 2008

Desigualdade racial

No Brasil, há uma miscigenação muito vasta de raças, eu particularmente sou advinda de alemães, italianos, índios, uruguaios... Uma verdadeira miscelânea que só faz engrandecer a minha origem(:D)!
Mas temos que conviver com a desigualdade racial. Eu me lembro bem de um poema que li há algum tempo, onde éramos induzidos a nos questionar sobre os negros.
Será que essas almas não vieram do mesmo lugar?
Esses corpos não virarão poeira e não apodrecerão como os nossos?
Odeio preconceito. Não acho certo julgar as pessoas pela cor da pele. Acredito que há uma dívida histórica dos brancos com os negros.
É um absurdo ter que lembrar que os brancos, julgando serem superiores, obrigassem os negros a se submeterem ao trabalho escravo.
Ainda é imperdoável que exista esse tipo de preconceito.
Basta analisarmos os números que são divulgados e constatar que esse distanciamento histórico ainda persiste nessa sociedade que se mostra tão moderna.
Em alguma dessas pesquisas, aparece claramente que os negros são minoria em universidades e que ganham menos do que os brancos.
Há algum tempo, tive a oportunidade de assistir uma mulher que daria tudo para clarear a própria pele e deixar de ser afro-descendente.
Qual a vantagem de ser branco?
Será que seu talento e qualidades diminuem por causa da pigmentação da pele?
Sei que já falei algo sobre isso, em outra postagem. Mais continuo a ouvir comentários desnecessários sobre os negros e estou aqui para mais uma vez afirmar, o quanto isso me incomoda!

2 comentários:

Will disse...

Você não pode se esquecer q quando uma pessoa branca vê uma negra, ela fica meio assustada
E isso não dá pra negar. Os brancos tem um tipo de preconceito q vem dentro deles e que não tem como se apagar, pois a cada dia mais e mais ofensas racistas são praticadas e isso provoca ironia!!!

Tamires Santos disse...

- Nossa e dificil dizer "pessoa branca" tu geranaliza todos e não bem assim é os negros que tem vergonha da sua cor??? Put'z sou negra e não vejo dessa forma já sofri com preconceito, mas a pessoa era tão futil que não me importei (claro que não se deve levar as coisas assim), a credito que o Brasil evoluiu em relação a isso (oq não muda muita coisa, mas já é um começo), e cada um fazendo dessa desigualdade algo como meio ambiente "Cuidar, para melhorar o Futuro"