quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Os desinteressados

Mais uma vez estamos em época de eleição. Sou muito suspeita para falar algo sobre isso, pois gosto de política mais do que posso gostar de outro assunto.
Realmente os amantes da política sabem que é por esse caminho que podemos sonhar com uma sociedade mais justa e mais digna, mas o que realmente está me tirando o sono é o desinteresse das pessoas em relação a este assunto.
Tudo bem que não é tão atrativo, mas quem gosta dela sabe muito bem da importância indissolúvel que possui.
Será que realmente cumprimos o nosso papel de cidadão, apenas reclamando dos candidatos? Será que estamos cumprindo nosso papel como eleitor, nos conformando com o que é nos apresentado?
Eu tive a oportunidade de ir à Câmara Municipal de Curitiba nesta semana, assistir a uma sessão de vereadores que estavam lá para aprovar e ouvir da população, os projetos para melhorar a cidade. As cadeiras destinadas aos parlamentares estavam cheias, o que estavam vazias eram as cadeiras destinadas ao povo que tem direito de ir até lá, opinar, criticar e acompanhar todas as decisões.
E agora eu pergunto: Como criticar os políticos se não tem o interesse de ir lá ver, como tudo funciona?
Como falar mal, se não há outro argumento, a não ser falar da corrupção?
Longe de mim defender este ou aquele político, o fato é que houve sessão, assim como sempre há! Pena que ela dure em torno de 20 minutos, pois não havia a voz do povo.
“Santo Deus não! Não entendo dessas coisas!” Essa é uma frase de uma mulher que foi indagadada em plena rua XV, se tinha algum interesse por política, ou talvez uma outra que disse ter aversão de política, pois era muito certinha.
O fato é que me incomoda e não há como não incomodar tanto descaso. Temos a solução em nossas mãos, a solução de podermos nos orgulhar da diminuição da pobreza, da cultura e do esporte sendo levado para todos os lares e bairros, a diminuição do índice de violência e tantas outras conquistas que uma população engajada pode desfrutar.
Espero de verdade que a Câmara fique cheia de pessoas querendo participar, espero que muitos escolham o candidato, após analisar bem e saber do seu passado, e espero confiante que haja conscientização dos desinteressados.
E para você que leu até aqui, e concordou comigo, queria parabenizá-lo pessoalmente, você não é desinteressado!

Nenhum comentário: