sábado, 20 de junho de 2009

Jornalistas x Comunicadores


Já disse em uma postagem do blog que eu era a favor do diploma de jornalista, mas hoje eu percebo que não sou tão a favor assim, somente pelo fato da dúvida de que diploma por si, não garante qualidade de informação e que muitos cursos de Jornalismo deveriam rever seus conceitos do papel de um jornalista.
Acho sinceramente que um jornalista não se fabrica.O que se fabrica é um comunicador. Esse se fabrica, pois precisa passar informação e dominar todas as técnicas. Jornalista de verdade. Aquele que está preocupado em formar opinião e senso crítico nas pessoas. Lutar por justiça social. Esse que tem a alma de um jornalista, já nasceu um profissional. Tem o sangue de jornalista correndo pelas suas veias e sede de justiça. Não precisando ir sentar em uma cadeira de faculdade por quatro anos.
Na minha concepção, está havendo uma confusão enorme. Comunicador precisa e deve ter o diploma em mãos. Jornalista que é jornalista tem o espírito de justiça, não é aquele que só escreve bem, mas aquele que tem poder crítico aguçado e deseja ver transformações sociais. Comunicador é aquele que passa notícias pela televisão, rádio ou jornal.
Muitos também vem com o argumento de que em quatro anos o estudante conseguirá agregar valor. Para mim, você agrega valor desde que nasceu e continuará pelo resto de sua vida. Não somente como acadêmico.
Há algum tempo, quando surgiram diversos jornalistas e ainda não existia o curso,foram eles os precursores da liberdade de opinião. Da luta por um país mais justo. Os grandes idealistas.
Pelo argumento do STF que jornalista é um estado intelectual da pessoa. Eu concordo com a não obrigatoriedade do diploma. Pelo argumento de que qualquer um pode escrever em um veículo de comunicação. Sou contra.

Nenhum comentário: