segunda-feira, 10 de março de 2008

O Jornalismo

O Jornalismo pra mim, sempre foi algo que me desafia,que me faz sonhar com um mundo melhor... que me faz sentir prazer acima de tudo!!!
Bem... Março chegou! Comecei meu estágio na TV Record do Paraná(RICTV). Toda aquela magia da televisão me encanta. Me encanta muito para falar a verdade! Mas esse brilho, ficou meio ofuscado, quando vi realmente a realidade!
Na faculdade, não tenho do que reclamar. Eu aprendi a amar o Jornalismo e não conseguir mais viver sem ele! Quebrei barreiras, vi um mundo, que da janela do meu quarto, ou da televisão da minha casa. Não via! Foi sensacional , deixei de ter preconceitos. Amei falar com as pessoas e saber um pouco sobre elas. Dessa outra magia, não há como se definir ou explicar...
É eu amo o Jornalismo.Tenho fascínio por ele. Só nele você conhece o mundo! Tem lições de vida, conhece novas histórias!Consegue tomar banhos de conhecimento e cultura sempre!
Pois bem... mas eu confesso, que das portas da PUC pra fora, fiquei um pouco decepcionada!
Logo que cheguei na RIC, estava coberta de idéias revolucionárias. Queria que todos conhecessem . Foi só eu chegar para o editor chefe, com várias pautas novas, que eu gostaria de ver, ele foi duro comigo...disse que a televisão vivia de audiência, que aquilo era para um público de elite e não para a cultura ralé que assistem aos jornais(confesso que não foi bem, com essas palavras que ele falou)!
Foi um banho de água fria que eu mereci. Vi realmente, que o aquele Jornalismo, não era o que eu sempre imaginei. Não é um Jornalismo pautado para os problemas sociais. Não é o Jornalismo que se preocupa com o cidadão. É mais uma empresa em busca do lucro. É com tristeza que eu digo isso! Mais uma empresa, que deixa de fora, o que é realmente bom, para seguir a bendita audiência(o pior é que eles estão certos).
Dos meus sonhos para a vida real!
Mas enfim, lá na RIC é legal! Vivo no telefone, apurando notícias, que já vem quentinhas: Gazeta online, Jornale... Nem precisa ir muito atrás, do telefone você pega outra declaraçãozinha, e vê se tudo que já tá pronto, bate com as informaçãoes dadas por telefone e fim! O mundo lá fora, e você no telefone. A vida passando, e você trancado dentro de uma redação. Só não pode esquecer, que só entra notícia de morte, de política e outras que dão audiência e só!
Louvado seja Deus! Ainda estou na faculdade. Ainda tenho tempo pra continuar sonhando. Lá sim é bom, eu amo a PUC! Amo tudo o que até hoje, eles me transmitiram!
É Jornalismo. Nunca vou te abandonar!
Pois eu sou teimosa! Eu acredito em um mundo melhor através dele!
Continuo batendo na mesma tecla, desejo mudar a sociedade. Pra melhor é claro!
Ah! Eu quero ser repórter de televisão. Somente pra poder estar na rua, convivendo com as pessoas, e não cair no risco de ficar trancada em uma redação!
Como diz Gabriel Garcia Marques:"Pois o jornalismo é uma paixão insaciável que só se pode digerir e torná-lo humano por sua confrontação descarnada com a realidade.Ninguém que não a tenha sofrido pode imaginar essa servidão que se alimenta dos imprevistos da vida.Ninguém que não a tenha vivido pode conceber, sequer, o que é essa palpitação sobrenatural da notícia, a demolição moral do fracasso. Ninguém que não tenha nascido para isso, e esteja disposto a viver só para isso, poderá persistir num ofício tão incompreensível e voraz, cuja a obra se acaba no minuto seguinte, mas que não permite um instante de paz, enquanto não se recomeça com mais ardor do que nunca no instante seguinte!
E isso eu levo como um hino!

Nenhum comentário: